O Rio

O Conjunto Típico de Canelas, os “Estrelas da Guia”, tem uma música no seu repertório dedicada ao Rio Paiva. Como sabem, o Rio Paiva é um dos rios mais limpos da Europa e como passa cá também eu decidi escrever uma letra dedicada a ele.

O rio corre para o rio
Que corre para o mar
Como um outro rio

As águas transparentes,
Vê-se até o fundo,
Rio de outro mundo,
Pedras reluzentes,

A areia fina
Mas com seixo,
Água pelo queixo
E suave neblina.

As margens pintadas de várias cores
Castanho, verde e amarelo,
No ar maravilhosos odores,
Um quadro demasiadamente belo.

As águas reflectem o azul
Do céu e alguma escuridão,
As aves voam para o sul,
Está a acabar o Verão.

Como um outro rio
Que corre para o mar
O rio corre para o rio.

Também “As Lavradeiras de Canelas” cantam que o Rio Paiva é para dar banho aos forasteiros, mas eu preferi seguir a vertente das belezas naturais que o rio contém e não a da azáfama das pessoas a quererem passar uns dias refrescantes de Verão.
Tal como ‘Pelo Que Existe’ esta letra começa e termina praticamente com o mesmo verso com ligeiras modificações, o que a faz assemelhar-se a um evento qualquer em que antes era a normalidade, depois vem o caos do evento e por fim volta tudo ao normal sem que se notem grandes alterações ao que havia anteriormente.
Resta apenas dizer que o outro rio é o Douro.

PS: Foi este texto publicado no blogue SOS Rio Paiva.

(06-08-2009)

5 comentários:

Sérgio Caetano disse...

Boa tarde.

Faço parte do Movimento SOS Rio Paiva e achei este artigo muito interessante!

Será que podiamos publicar o texto no nosso blog?:
www.sosriopaiva.blogspot.com

Saudações
Sérgio Caetano
sosriopaiva@hotmail.com

me disse...

aquilo não é baixo... acho eu, sei lá! só sei que dá pra fazer tudo (ou quase lol) e o meu irmão não se cala com aquilo...

me disse...

parece que ainda não há dinheiro para os auscultadores, mas está para breve! lol

me disse...

não não. ele é que vai comprar os auscultadores, não somos eu e os meus pais quem vai pôr tampões nos ouvidos...

me disse...

Já agora, podes deixar de dizer que eu tento impôr aquilo que eu penso ao outros, não sou eu quem faz isso.
Eu corrigi o que disseste com aquilo que estava nos jornais escrito como sendo o que aconteceu. Se não gostaste, tenho pena.

Não te preocupes que eu não volto a dizer nada a respeito do que escreves, mesmo que seja a favor.