A Casa

Uma parte importante na definição de uma pessoa são as actividades que esta pratica ao longo da sua vida. São já variadas as actividades que pratiquei apesar da minha idade relativamente jovem. Uma delas está relacionada com algo de que não gosto particularmente, mas que por ser de cá, tive a pretensão de lhe pertencer com a ideia de que este não acabasse. Claro que não foi só este o motivo do meu ingresso em tal colectividade. Em primeiro lugar a ideia surgiu com o meu primo que, ao verificar que a Fabiana tinha entrado em tal associação, incitou-me a também entrarmos. Como eu não recuso um desafio e na altura a Fabiana até nem era desinteressante, acedi. Ele, porém, ficou-se pela intenção. Foi a olhar para a Fabiana numa viagem a Canedo, a um festival, e a pensar na falecida avó dela que esta letra surgiu.

A velha casa no alto da serra
E toda a beleza que a encerra
É agradável cá na terra,
É muito bom lá estar.

A alta casa perdida no tempo
Não sai tão cedo do pensamento
E apesar de ir lá só por um momento,
A vontade é a de sempre lá ficar.

A luz entra pela janela,
Uma brisa suave corre.
Fica só a parte mais bela
Para nós, de quem nos morre.

A casa famosa que esconde o segredo
E que parece saída do meio do rochedo
Faz com que desapareça todo o medo,
Faz com que a paz habite em nós.

A casa secreta coberta de fama
Torna homem novo aquele que na lama
Já com voz fraca ainda assim clama
Como coro que canta a uma só voz.

A luz entra pela janela,
Uma brisa suave corre.
Fica só a parte mais bela
Para nós, de quem nos morre.

A luz entra pela janela,
Uma brisa suave corre.
Fica só a parte mais bela
Para nós, de quem nos morre.
Ou devia ficar…

Agora, passados três anos, já não há qualquer interesse em fazer parte do grupo pois raros foram os ganhos. Claro que fazer parte de algo que representa as nossas raízes é sempre um orgulho, mas na medida em que próprios colegas tecem comentários desagradáveis e infundados sobre os interesses dos outros, o que me faz é dizer chega, para o ano não há mais. Eu sei que algumas pessoas dedicadas não merecem esse não, mas outras merecem-no e muito.

Sem comentários: