Nome Bonito (Ela Sabe Quem É)

Esta não é propriamente uma letra passível de poder vir a ser de alguma música, mas se até o Luís Represas canta um soneto da Florbela Espanca, então este pode muito bem também vir um dia a ser cantado.
Na verdade este é simplesmente o meu primeiro soneto, e o que me deu mais gozo em escrever. As palavras encaixam, a pessoa para quem foi escrito é mesmo muito especial, tudo bate certo, tudo parece perfeito!

Aqui guardo, eu, de forma segura 
A grande razão da minha alegria.
Joana é seu nome. Mal a via
Admirava seu olhar com ternura.

A Joana é pouco insegura,
De toque suave, pele macia
E branca; faz com que pareça dia
A noite mais triste, negra e escura.

Joana! Joana! É tão bonito
O teu nome, Joana, é perfeito!
‘Joana’ não é nada esquisito.

Junto da Joana fico sem jeito
Sem ela por perto ando aflito.
Joana, oh Joana sem defeito!

Analisando consegue-se perceber de certo modo que os elementos necessários a um soneto estão presentes. O mote que é a maneira de ser da Joana e o seu nome, a estrutura composta por duas quadras e dois tercetos, o esquema rimático “ABBA ABBA CDC DCD”, as 10 sílabas métricas em cada verso. Mas aquilo que mais conta não é o cumprir de todos estes parâmetros. É antes o sentimento nutrido pela pessoa em questão. Na verdade posso afirmar sem reticências que a Joana é a minha melhor amiga!

(05-11-2007)

7 comentários:

me disse...

Desculpa lá que te diga, mas 'Joana' é um nome feio. lol

euporcá disse...

..."ai Jesus!".... Inspira, expira, inspira, expira, espera um bocadito, inspira outra vez, expira, inspira, expira... e assim vou continuar... abc (aprendi há pouco tempo que significa abraço)

euporcá disse...

Eu não sei se devo responder aqui ao comentário que me deixaste, mas vou fazê-lo! (Obrigado!) Quanto ao que a tal pessoa nos disse, eu não fiquei assim tão à vontade como isso... ela até me deixou a pensar e por incrível que pareça ainda hoje sonhei com isso, acreditas?! E é curioso que tu tenhas comentado isso, às vezes é para levar isto a sério...
Quanto ao resto, as coisas não são assim tão simples, eu luto, estou disposto a lutar, já fiz asneiras e estou arrependido, não mostrei quem realmente sou... mas uma coisa é certa e toda a gente nota isso: a sinceridade do meu amor pela Joana! Eu adoro aquela rapariga, é tudo que eu mais quero neste momento... eu estando ao lado dela, parece que qualquer problema tem solução e não morre ninguém, já o contrário (neste momento) parece que tudo corre mal, quem me rodeia ainda me consegue deitar mais abaixo, enfim..., tenho que continuar a lutar pelo que eu quero e que tenho a certeza que é o melhor para os dois!
Obrigado "pela força" demonstrada no comentário, e hoje já és a terceira pessoa que me dá esse tipo de força! Obrigado por estarem comigo... Espero daqui a uns tempos, estar a dar-vos boas notícias dos dois...
FAZ-ME O FAVOR DE SERES FELIZ!!!

euporcá disse...

Eu acho que isto já passou para um debate em vez de resposta a resposta de comentário! Continuando... 3 parece-me bem, até por causa do ditado "À terceira é de vez!". E isso soa-me bem... Mas as coisas não dependem só de mim, neste momento é necessário que vá passando o tempo, e que se vá interiorizando bem o que se passou para melhorar obviamente..., agora, como já disse há vontade da minha parte, os sentimentos continuando intactos e mais fortes (falando por mim), e eu amo aquela rapariga! É uma princesa como não há igual, pelo menos eu não conheço, e olha que conheço muita gente! É a menina dos meus olhos, do meu coração e sobretudo da minha cabeça! Não me alongando mais, eu vou à luta sem medo do desfecho dela!

me disse...

ouçam lá! desde quando é que vocês falam de 'outras pessoas' sem elas estarem presentes? mas 'elas' são alguns bonecos?!

me disse...

Olha lá (expressão que não gosto) mas tu andaste a ler um dicionário?? Quase que parecias um advogado. Não que eles sejam as maiores sapiências no que diz respeito à língua Portuguesa, mas...


Continuo a dizer que é falta de respeito. Ainda por cima em público. Não se faz. E "graxa" não me faz mudar de ideias.

me disse...

Liano DriMi faça o favor de começar a ler dicionários que lá também tem sinónimos, caso não tenhas reparado lol o que significa que para além de ficares a saber todos os significados da palavra de uma forma legítima e correcta, aprendes também novo vocabulário (eventualmente! não quero dizer que és fraco nisso. claramente que não és.).